quinta-feira, 10 de julho de 2008

Outros Costumes



Em outros estados há varios tipos de tradições folcloricas , tipo no amazonas tem a dança tipica de lá é o bumbá-meu-boi algumas danças que são realizadas : na Bahia, Pernambuco e Ceará entre outros estados nesses lugare dança é o frevo dança tipica, que usa um mini guarda chuva.

Bicho Papão


Um monstro que come crianças malcriadas

Cobra grande ou cobra norato

Conta que uma índia deu a luz a duas cobras um menino e uma menina e a índia jogou eles no lago o garoto se chamava Honorato ou Norato e sua irmã se chamava Maria mas ela era má e ele bom então matou sua irmã e depois ele se transformou em uma cobra gigante para derrota-lo basta alguem corajoso para derramar um copo de leite em sua boca.

O negrinho do pastoreio


O mito mais popular do sul do pais , é a historia de um pequeno garoto que se tornou mártir.

Vitória Régia


Uma índia que queria viver com as estrelas mas não podia ficar a noite inteira olhando para o céu. Quando a lua a transformou em uma Vitória Régia

Cuca

Fala que ele leva crianças que não dormem ou inquietas

A missa dos mortos


Diz a lenda que isso se passa em ouro preto , os padres eram esqueletos com mantos , e as pessoas estavam morta e o tal homem viu a porta do cemiterio escancarada.

domingo, 25 de maio de 2008

Doto-Cor-De-Rosa

um homem que dança com alguma mulher e depois vai embora para o rio e se transforma em boto, ele usa um chapéu para esconder um buraco na cabeça dele onde ele respira.

Mapinguari

Um monstro com um olho só com os pés para trás a boca no meio do corpo e libera um cheiro terrivél e come cabeças.

Boitatá


No folclore brasileiro, o Boitatá é uma gigantesca cobra-de-fogo que protege os campos contra aqueles que o incendeiam. Vive nas águas e pode se transformar também numa tora em brasa, queimando aqueles que põem fogo nas matas e florestas.

Iara/Mãe D'água


uma sereia que canta uma musica linda. Ela é a deusa indigena das águas doces .

Papa-Figo



Papa figo é uma figura lendária do folclore brasileiro, conhecida principalmente em Pernanbuco.

Há relatos em que ele se parece com uma pessoa normal; para outros, teria unhas de ave de rapina, e orelhas e dentes de vampiro.

Ele matava meninos e meninas mentirosos para chupar-lhes o sangue e comer-lhes fígado (daí o nome, corruptela de papa-fígo). Isso porque ele sofria de uma doença rara (para alguns, o Mal de Hanseniase , o que explicaria sua aparência grotesca), e acreditava que sangue e fígado de crianças o curariam. O mal de Hanseniase (também chamado de lepra) foi uma doença que matou muita gente no início do século 20, talvez daí venha a lenda.

Mula-Sem-Cabeça


A lenda conta que uma mulher que namorou o padre. Toda quinta para sexta-feira ela se transforma em mula-sem-cabeça também se alguém passar correndo na frente de uma cruz
ela aparece . ele só volta a ser uma muher de novo quando o galo cantar de manhã.
O unico jeito de fazer ela voltar a ser mulher antes de amanhecer, é tirar uma gotade sangue de sua pata , ou arrancar o freio dela.

Saci Pererê


Um minininho travesso com uma perna só três dedos um furo no meio da mão que anda em um furacão e fuma cachinbo com um gorro vermelho
(na foto ele não tem tres dedos nem um furo no meio das mãos)

Curupira e Caipora

Curupira ele é bem confundido com a Caipora . Curupira é um deus indigena.
Ela é a protetora das matas, sai montada em um javali, ela é uma deusa ou a mesma coisa que o curupira .

Lobisomem

Um homem que vira metade lobo , metade homem nas noites de lua cheia em sextas-feiras.
Disem que todos podem virar lobisomem emfiando uma faca (adaga,punhal) em uma árvore e fasendo uma dança que só os lobisomens conhecem.